Licitação para monitoramento meteorológico de Porto Alegre e Região Metropolitana tem resultado final homologado
Publicação:
A CELIC publicou, nesta data, a homologação do resultado do Pregão Eletrônico 9501/2023. O objeto do certame é a contratação de serviços de monitoramento, acompanhamento e alerta meteorológico com previsão em tempo real para Porto Alegre e Região Metropolitana, uma demanda Subchefia de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar.
A empresa Southern Marine Weather Services Ltda. foi a vencedora do Pregão com o preço de R$ 25.940.000,00. O valor representa uma economia de R$ 1.600.000,00, já que o valor final é 5,8% menor que o preço de referência da licitação.
Com a homologação, o processo agora segue para a Casa Militar adotar os procedimentos para a contratação da empresa selecionada. No caso específico dessa licitação, após a assinatura do contrato, o fornecedor terá 60 dias para realizar um estudo técnico que irá definir o melhor local para instalação do radar. A prestação dos serviços de monitoramento, acompanhamento e emissão de alertas ocorre na sequência e se estenderá por 60 meses.
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com o serviço de monitoramento meteorológico realizado por três radares das Forças Armadas, dois localizados dentro do próprio Estado, em Canguçu e Santiago, e um no Morro da Igreja, em Santa Catarina. Por esse motivo, Porto Alegre e a Região Metropolitana acabam não recebendo cobertura adequada.
Além disso, a empresa escolhida será a responsável por realizar quaisquer manutenções ou substituições necessárias no equipamento durante todo o período de prestação dos serviços. Os profissionais capacitados a operar e a emitir os relatórios também devem ser fornecidos pela vencedora do pregão.
A instalação do radar faz parte de um processo contínuo de identificação e mapeamento de áreas de risco e de possíveis ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades nos municípios. Com o monitoramento constante e permanente dos pontos de interesse, a Defesa Civil poderá aperfeiçoar a divulgação de protocolos de prevenção e de alertas, além de ações emergenciais para atuar nas ocorrências de desastres naturais.
As consultas aos documentos e informações referentes ao certame estão disponíveis em compras.rs.gov.br.