Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Impacto das Compras Públicas no Agronegócio do Rio Grande do Sul: CELIC Promove Painel na EXPOINTER 2024

Publicação:

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a CELIC participou de mais um painel na EXPOINTER 2024. O Subsecretário Felipe Cruzeiro e a Diretora Adjunta de Gestão de Fornecedores, Renata Moraes, conduziram o painel “Impacto das Compras Públicas no Agronegócio do Rio Grande do Sul” no espaço Arena do estande do Governo do Estado.

Renata e Felipe demonstraram a importância das compras públicas para o agronegócio gaúcho.
Renata e Felipe demonstraram a importância das compras públicas para o agronegócio gaúcho.

Os painelistas destacaram diversos aspectos em que as compras públicas contribuem para o desenvolvimento do agronegócio no Estado. A atuação do poder público é evidente na compra de alimentos para escolas, hospitais, presídios e programas assistenciais, com um investimento superior a R$ 500 milhões anuais, impulsionando o agronegócio gaúcho.

Renata Moraes afirmou que “13 dos 15 fornecedores atuais do Estado são empresas gaúchas e, além disso, a maior parte dos produtos indicados nas 45 Atas de Registro de Preços também são produzidos no Estado”. Segundo a Diretora, “isso contribui significativamente para o desenvolvimento da economia gaúcha, especialmente do setor do agronegócio, que representou 16,3% do PIB do Estado em 2023”.

Felipe Cruzeiro destacou a importância das contratações públicas para a infraestrutura rural e o escoamento da produção. O Subsecretário afirmou que “a construção, pavimentação e recuperação de pontes e estradas são cruciais para viabilizar o desenvolvimento do agronegócio no Estado”. Cruzeiro também salientou que os eventos climáticos extremos recentes trouxeram grandes desafios para o Poder Público, e diversas contratações têm sido realizadas de forma célere para minimizar os impactos à população gaúcha.

Foram mencionados ainda aspectos relacionados à compra de insumos e equipamentos pelo Estado, como tratores, escavadeiras, drones, defensivos agrícolas, adubos e fertilizantes. Os pilares de sustentabilidade foram lembrados, com destaque para a Instrução Normativa CELIC nº 008/2020, que estabelece a adoção de critérios de sustentabilidade nas contratações promovidas pela CELIC.

A EXPOINTER ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, até o dia 1º de setembro. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão promoverá diversos painéis até o fim da feira, cuja programação pode ser acompanhada no portal da Secretaria.

Central de Licitações - CELIC-RS