Finalizada licitação para contratação de empresa para execução de serviços de previsão de eventos hidrológicos críticos
Publicação:
A Central de Licitações do Estado do Rio Grande do Sul finalizou o pregão eletrônico n.º 9114/2025, para a contratação de serviços especializados para previsão de eventos hidrológicos críticos e classificação de áreas de risco hidrológico e limiares, elaboração de manchas de inundação e planejamento de redes de monitoramento.
O Sistema de Monitoramento e Alerta abrange a implantação e consolidação de uma rede de sensores e de sistemas de monitoramento e previsão (radares meteorológicos, estações pluviométricas e fluviométricas, entre outros sensores já implantados e em vias de implantação, modelos numéricos).
A consolidação de todas as informações através de uma modelagem específica, obtidas através da rede mencionada, permite com que o Executivo Estadual possa trabalhar com a previsão de eventos hidrológicos críticos, além de identificar e classificar áreas suscetíveis a risco, estabelecendo seus liminares e elaborando as respectivas manchas de inundação.
Em locais com histórico de inundações, informações de previsão do nível do rio, em curto e médio prazo, com base em dados de monitoramento (em tempo real) e previsão meteorológica para os dias subsequentes, são cruciais para a tomada de decisão voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio.
A demanda engloba as iniciativas do Plano Rio Grande, instituído com o objetivo de acelerar e organizar os processos e projetos de reconstrução do Estado, fortemente afetado pelas chuvas de 2024; estão previstas ações de curto, médio e longo prazo, em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e ações para construir o Rio Grande do Sul do futuro.
O certame contou com a participação de 05 (cinco) empresas, sendo adjudicado para RHAMA CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA., CNPJ/CPF 05.093.565/0001-84, com a proposta final no valor global de R$ 9.137.500,00, gerando uma economia de R$ 3.049.641,08 aos cofres públicos, considerando o valor de referência para a contratação.
A homologação da licitação foi efetivada em 14 de maio de 2025, última quarta-feira; e o processo encaminhado à Casa Militar, órgão requerente, para os procedimentos específicos para a assinatura do contrato e início dos serviços.