EXPOINTER: CELIC conduz painel sobre as licitações no contexto da reconstrução gaúcha
Publicação:
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o palco Arena do estande do Governo do Estado na EXPOINTER recebeu o painel “As licitações no cenário de reconstrução do RS”. Durante cerca de trinta minutos, o Subsecretário da CELIC, Felipe Cruzeiro, a Coordenadora da Assessoria Jurídica, Marja Mabilde, a Diretora do Departamento de Gestão de Fornecedores, Renata Fortes, e a Diretora do Departamento de Planejamento, Sibele Geiss, discutiram as principais contratações realizadas pela CELIC para viabilizar a reconstrução do Estado.
Em sua fala, o Subsecretário Felipe Cruzeiro destacou a importância da atuação da CELIC como área provedora de soluções para o Estado do Rio Grande do Sul. “A CELIC tem sido chamada a atuar em conjunto com diversos órgãos do Estado para promover contratações inovadoras em um contexto extremamente complexo”, salientou Cruzeiro. Ele também mencionou as contratações realizadas para viabilizar a EXPOINTER 2024, promovidas em tempo recorde.
A Coordenadora Marja Mabilde abordou os principais aspectos da Medida Provisória nº 1.221/2024, elaborada pelo Governo Federal com contribuições relevantes da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul para possibilitar uma resposta mais efetiva à calamidade. “A Medida Provisória flexibiliza procedimentos de licitação, destacando a redução dos prazos de publicidade dos editais, a ampliação da vigência dos contratos e o aumento do quantitativo disponível para adesão por outros órgãos”, ressaltou Marja. Ela também mencionou a importância da atuação jurídica na implementação de novas soluções pela CELIC em conjunto com os órgãos e secretarias do Estado.
A Diretora Sibele Geiss destacou que as atas de registro de preços realizadas pela CELIC foram cruciais para que o Estado pudesse oferecer uma resposta rápida em diversas situações de emergência, como na manutenção da rede escolar e da habitação. “Pessoas que perderam suas casas nessa calamidade já estão recebendo novas moradias contratadas em processos licitatórios realizados pela CELIC”, observou Sibele. Ela também enfatizou as contratações integradas promovidas pela CELIC.
A Diretora Renata Fortes lembrou que a CELIC atuou para viabilizar a contratação de horas-máquina para desobstruir estradas em todo o Estado. Ela também mencionou os credenciamentos realizados pela CELIC, que atraíram grande quantidade de interessados. “O credenciamento de engenheiros contou com mais de 300 profissionais, permitindo que o Estado tivesse diversos contratados atuando simultaneamente para elaborar milhares de laudos de engenharia em um curto espaço de tempo”, explicou Renata. Segundo ela, os credenciamentos têm se mostrado uma ferramenta importante para a implementação das políticas públicas.
A EXPOINTER acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, até o dia 1º de setembro. Amanhã, 27 de agosto, às 15h, a CELIC volta ao palco Arena para falar sobre o “Impacto das Políticas de Compras Públicas no Agronegócio do Rio Grande do Sul”.