CELIC participa da entrega das primeiras casas temporárias em Encantado
Publicação:

Em ato realizado em Encantado na segunda-feira, 19/08, o Governador entregou as chaves das primeiras moradias temporárias para 30 famílias que estavam em abrigos públicos após as enchentes de maio. O Subsecretário da CELIC, Felipe Cruzeiro, esteve presente na solenidade representando a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). As 30 casas vão possibilitar a desativação de 3 abrigos públicos no município.
As unidades habitacionais temporárias foram instaladas em dois terrenos: um com 5 módulos, no bairro Palmas; e outro com 25, no bairro São José. Esse método de construção temporária foi pensado pela característica da transportabilidade, ou seja, as casas já chegam prontas da fábrica ao local de instalação, que requer apenas a colocação de algumas sapatas de nivelamento (um tipo de fundação) e a execução de conexões da rede de água, esgoto e energia elétrica.
Além disso, os módulos ficam incorporados ao acervo do Estado e poderão ser reutilizados por várias vezes em outras situações que se fizerem necessárias, depois que as famílias já tiverem sido transferidas para moradias definitivas.
Cada unidade possui 27m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro, além do mobiliário sob medida e eletrodomésticos de linha branca. A estrutura de aço galvanizado e concreto ganhou elementos que garantem resistência e conforto para os moradores.
Ao todo, será viabilizado um total de 500 unidades habitacionais provisórias, em um investimento de R$ 66,7 milhões do Tesouro do Estado, cuja contratação foi conduzida pela CELIC/SPGG em parceria com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB). Os municípios de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Rio Pardo e Triunfo já possuem terrenos em preparação e são os próximos a receber as moradias temporárias adquiridas pelo Governo do Estado.